Humildade e honra

Boa tarde!

Humildade e honra são duas coisas relacionadas dentro dos planos de Deus de uma forma paradoxal e perfeita. Indo contra o que parece “lógico” Deus nos ensina que não existe honra sem humildade. Antes de falar mais sobre isso vamos ler Filipenses 2:4-11, e os versículos abaixo, para ver como as coisas funcionam quando estão sob a vontade de Deus.

“O coração do homem se exalta antes de ser abatido e diante da honra vai a humildade.” (Provérbios 18:12)

“A soberba do homem o abaterá, mas a honra sustentará o humilde de espírito.” (Provérbios 29:23)

Depois de ler o texto de Filipenses junto com esses versículos de Provérbios é fácil concluir que para Deus não existe honra sem humildade.  O humilde obtém honra e essa honra sustenta sua humildade, é um ciclo benéfico.  E Jesus é o exemplo perfeito de como a humildade deve funcionar em nossas vidas (como vemos no texto de Filipenses). A princípio parece fácil entender que Jesus se humilhou e por isso Deus o exaltou e que se nos humilharmos seremos exaltados. Mas o que é humildade? Você sabe como ser humilde?

Todos nós sabemos reconhecer uma pessoa orgulhosa quando ela é o centro das atenções, quando ela se acha o máximo, quando ela quer mandar em todo mundo e não escuta ninguém. Mas é difícil reconhecer o orgulho quando ele se manifesta através da timidez, da vitimação e do medo. Acredito que, por causa disso, muitos cristãos confundem humildade com auto-comiseração. Quando olhamos para nós mesmos e só vemos nossos erros, nos achamos incapazes, menores que os outros, achamos que os outros cristãos são muito melhores que nós, achamos que nossos pecados são os maiores, que nossos erros são os mais graves e que somos incapazes de fazer grandes coisas isso é auto-comiseração e é pecado. Humildade é realidade. Ser humilde é entender quem você é, sem exagerar para mais ou para menos. Ontem, eu li em um dicionário online a seguinte definição do termo que achei perfeita.

“Humildade é a caracteristica de pessoas francas, que aceitam a verdade e que têm senso de realidade apurado. Reconhecem seus erros e acertos com a mesma naturalidade. Não subestimam, nem supervalorizam fatos, pessoas, coisas ou a si mesmos!”

Existem dois passos fundamentais que todo cristão deve dar para ter esse senso de realidade sobre si mesmo. O primeiro é reconhecer que somos pecadores e que não somos dignos de nada, reconhecer que tudo de bom que temos ou fazemos vem de Deus. O segundo é reconhecer que somos justificados pelo sangue de Jesus e pela graça de Deus. Não merecemos o perdão e a justificação, mas Deus escolheu agir assim para conosco e nós não podemos ignorar isso. Quando Deus olha para nós ele não vê mais os nossos pecados e as nossas imperfeições, Ele vê o sangue de Jesus. E se Deus vê o que há de bom em nós porque nós vamos ver o que há de ruim?

Nós fomos justificados e por isso hoje podemos enguer a cabeça com a certeza de que somos bons. Reconhecer que o sangue de Jesus nos fez pessoas boas e que temos algo de bom para oferecer ao mundo e às pessoas que convivem conosco não é orgulho, é realidade!

Uma vez que colocamos em prática a humildade chegamos na honra. Mas o que é honra?

“Honra é o conjunto de atributos morais, físicos e intelectuais de uma pessoa, que a tornam merecedora de apreço no convívio social e que promovem sua auto-estima.”

Quando as pessoas te elogiam, você rebate ou aceita? Quando reconhecem publicamente algo bom que você fez você fica feliz ou diz “que isso…não foi nada…”? Se você agiu como Deus queria você fez algo bom sim! E os outros reconhecerem isso é ótimo! Isso é honra e o humilde merece honra! Reescrevendo a definição de honra que eu coloquei lá em cima para vocês entenderem o que eu estou querendo dizer ela ficaria assim: honra é o conjunto de características de Deus que uma pessoa tem que a tornam merecedora de reconhecimento social.

Nós temos características maravilhosas que Deus nos deu e elas devem ser usadas para abeçoar as pessoas que convivem conosco. Nós temos talentos que Deus nos deu e eles devem ser usados para edificar a Igreja. Isso sim é humildade!

Uma semana abençoada pra todo mundo!

Tchauzinho!

Anúncios

Sobre noquartodopai

Em primeiro lugar, sou filha de Deus e imitadora de Jesus Cristo. Sou também uma pessoa abençoada com um marido, uma família, uma igreja e amigos que amo demais! Adoro ler, assistir seriados e filmes e aproveitar a companhia dos meus amigos. Além disso, tento postar sempre no blog para que ele nunca fique desatualizado e para que todos possam sempre ler algo de Deus aqui!
Esta entrada foi publicada em Textos com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

2 respostas a Humildade e honra

  1. Anónimo diz:

    Você nem imagina o quanto me abençoou com esse esclarecimento acima!! QUE Deus te abençoe cada dia mais.

  2. Pingback: RETROSPECTIVA 2015 | No quarto do Pai

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s