Vencendo traumas!

Olá, pessoas!!!
A reflexão que escolhi para postar aqui hoje trata de um assunto muito interessante e atual: traumas.
O texto bíblico que me fez refletir sobre este assunto foi o seguinte:
Antes dos anos de fome, Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om, deu a José dois filhos. Ao primeiro, José deu o nome de Manassés, dizendo: “Deus me fez esquecer todo o meu sofrimento e toda a casa de meu pai”. Ao segundo filho chamou Efraim, dizendo: “Deus me fez prosperar na terra onde tenho sofrido”. (Gênesis 41:50-52)
A maior parte dos personagens bíblicos tem histórias de grandes batalhas, problemas e tristezas. Mas dentre todos eles existe um que, para mim, tinah tudo para ser totalmente traumatizado e esse cara é José. Isso porque ele foi maltratado e torturado pela própria família. Não foram inimigos estranhos ou outros povos que maltrataram José, foram seus próprios irmãos.
Pra quem não se lembra muito bem da história a versão resumida é a seguinte:
– José era o filho preferido de Jacó (porque tinha nascido quando o pai já era velho) e era tratado como tal. O pai o mimava e dava preferência. Isso fez com que seus 11 irmãos passassem a odiá-lo. E depois de muitos desentendimentos esse ódio culminou em um plano para eles se livrarem de José. Então, eles venderam José como escravo e ele foi levado para o Egito. Depois disso os irmãos sujaram a túnica dele de sangue e levaram para o pai dizendo que José tinha sido morto por um animal selvagem.Após chegar no Egito José consegue ser “promovido” para trabalhar com Potifar. Mas a festa dura pouco e logo ele é falsamente condenado e preso por “assediar” a mulher de Potifar. Coisa que ele não fez. No fim ele acaba ficando mais de 2 anos esquecido na prisão. Até que um dia é retirado de lá pelo próprio Faraó para interpretar um sonho. –
Agora que todos sabem a história acho que vocês concordam comigo que Jose tinha muitos motivos para ser traumatizado. Foi odiado pelos irmão, foi vendido, levdo para um país totalmente estranho, trabalhou como escravo e quando alguma coisa começou a dar certo na vida, ele acabou sendo preso erroneamente e ficou esquecido na prisão por anos. Mas no texto que nós lemos logo no inicío do post eu sublinhei uma frase extremamente importante na história de José: “Deus me fez esquecer todo o meu sofrimento e toda a casa de meu pai”.
Deus agiu na vida de José e foi por causa disso que ele venceu, foi por Deus que ele não ficou traumatizado, ressentido, magoado, amargurado e preso a todo o sofrimento do passado. Quando entregamos nossa vida a Deus ele não nos liberta só do pecado, ele também nos liberta do passado, da dor, do sofrimento e nos dá alegria, paz, felicidade, mansidão, capacidade de perdoar e esquecer. O Deus que mudou a história de José está vivo hoje e quer mudar a sua vida também!! Mas você tem que querer, tem que estar disposto a deixar o passado para trás. Porque se você insistir em se prender ao passado e sofrer repetidas vezes Deus não vai poder te obrigar a ser feliz. Mas se você estiver disposto a vencer traumas e perdoar pessoas que parecem “imperdoáveis”, Deus vai te ajudar! E você vai conseguir!
Não existe problema grande demais, traição grande demais, sofrimento grande demais ou família difícil demais para Deus.
José foi capaz de perdoar todos os seus irmão antes mesmo que eles lhe pedissem perdão, porque Deus estava com ele. Ele foi capaz de perdoar o Faraó e a esposa (por ter sido preso injustamente) mesmo sem ouvir um pedido de desculpas porque Deus estava com ele! E José foi feliz. Muito feliz! Tanto que ele colocou em seus filhos nomes que o lembravam de como Deus cuidou dele:
Manassés = Deus me fez esquecer todo o meu sofrimento e toda a casa de meu pai.
Efraim = Deus me fez prosperar na terra onde tenho sofrido.
Deus cuida de nós!  Glórias a Ele!!
Abraços a todos!
Anúncios

Sobre noquartodopai

Em primeiro lugar, sou filha de Deus e imitadora de Jesus Cristo. Sou também uma pessoa abençoada com um marido, uma família, uma igreja e amigos que amo demais! Adoro ler, assistir seriados e filmes e aproveitar a companhia dos meus amigos. Além disso, tento postar sempre no blog para que ele nunca fique desatualizado e para que todos possam sempre ler algo de Deus aqui!
Esta entrada foi publicada em Textos. ligação permanente.

5 respostas a Vencendo traumas!

  1. Gláucia diz:

    É isso mesmo! Sempre encontrei muitas lições na vida de José. E imagino que enquanto vivia intensos desafios do ponto de vista humano, José esteve sempre “aberto” para receber o melhor de Deus e não dos homens! Que sejamos assim!
    Oro para que nosso Senhor continue ministrando em seu coração!
    Bjos da mommys!

  2. Guilherme Feijó diz:

    Mana, só uma correçãozinha – quando José foi preso injustamente ele trabalhava para Potifar, e só depois ele vai para o faraó.
    Abração!

  3. Ju Braga diz:

    “Quando entregamos nossa vida a Deus ele não nos liberta só do pecado, ele também nos liberta do passado, da dor, do sofrimento e nos dá alegria, paz, felicidade, mansidão, capacidade de perdoar e esquecer”. É verdade, Mah!! Lindo texto! Bjs

  4. Pingback: RETROSPECTIVA 2015 | No quarto do Pai

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s